Viver com prótese dentária ou aparelho ortodôntico removível não tem de ser um bicho-de-sete-cabeças. Passado o período de adaptação e com alguns cuidados regulares nem vai dar por eles.

Limpeza e manutenção da prótese dentária

A limpeza da prótese deve ser feita sempre fora da boca, de preferência num lavatório coberto com uma toalha para amortecer possíveis quedas e evitar danos. Siga os conselhos do seu médico dentista, higienista ou protésico e utilize uma escova e produtos de higiene por ele indicados. O dentífrico comum está fora de questão, já que pode causar erosão e contribuir para que os alimentos se agarrem, aumentando as bactérias na boca.

A escovagem é importante, mas não suficiente. Pode optar por pastilhas efervescentes ou pela espuma, que eliminam os microrganismos causadores do mau hálito e ajudam a remover as manchas, deixando a prótese mais limpa e fresca.

Não use facas ou garfos para limpar a prótese. Estes podem causar riscos, para além de aumentarem a probabilidade de os alimentos colarem aos dentes.

A adaptação à prótese dentária leva o seu tempo, mas em hipótese alguma tente ajustá-la ou repará-la; arrisca-se a provocar danos irreversíveis. O mesmo se aplica se quebrar ou lascar. Recorra ao protésico que, na maioria dos casos, conseguirá resolver o problema no próprio dia.

O tabagismo é prejudicial às próteses, enfraquecendo a estrutura óssea e contribuindo para falhas no implante. Mais uma boa razão para deixar de fumar.

Cuidados a ter com o aparelho ortodôntico removível

O aparelho removível pode ser limpo e cuidado recorrendo a pastilhas efervescentes ou a uma espuma específica para próteses dentárias removíveis. Coloque-o num copo de água morna e siga as indicações do produto. Nunca use álcool ou água quente; que podem danificar a resina.

O aparelho deve ser usado durante o maior tempo possível para não deformar e maximizar os resultados, mas há alturas em que deve ser retirado. São os casos das refeições – após as quais deve sempre lavar os dentes antes de o voltar a colocar, – ingestão de bebidas quentes ou prática de desporto. Tenha apenas em atenção o armazenamento. Não caia na tentação de o embrulhar num lenço de papel; arrisca-se a danificá-lo ou perdê-lo. Use sempre o estojo fornecido com o aparelho.

Tão importante como a limpeza e manutenção é a ida ao dentista. Faça o acompanhamento periódico, seguindo à risca as datas agendadas de consulta.

Uma nova solução de limpeza e frescura

Mas como manter a sua prótese ou aparelho limpos fora de casa? Os novos Toalhetes de Limpeza Corega são a resposta prática e rápida, para uso diário frequente, sem necessidade de usar água. De tecido resistente e humedecido com sabor a menta, eliminam os resíduos de comida difíceis, as bactérias causadoras do mau hálito e outros microrganismos que podem irritar as gengivas.

Os Toalhetes de Limpeza Corega vêm numa embalagem discreta e portátil, que permite o uso de um toalhete de cada vez e o transporte na mala ou no bolso. São, por isso, ideais para o almoço com os amigos, a reunião de trabalho ou simplesmente aqueles dias que merecem ser aproveitados ao máximo. E agora que as férias de verão se aproximam, que tal incluí-los na bagagem?

Dispositivos médicos. Leia a rotulagem e instruções de utilização. Para uso externo. Manter fora do alcance e vista das crianças e dos de todos que possam ingerir o produto. Não beber a solução das pastilhas nem usar como elixir dentário. Evitar contacto com olhos e boca. Enxaguar bem. Lavar as mãos depois de tocar nas pastilhas, solução ou espuma. Não usar se for sensível aos ingredientes. Se ocorrer irritação, pare de usar e consulte o dentista. Em caso de ingestão acidental, consulte imediatamente o médico.

CHPT/CHPLD/0022/19 - 05/19

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.