Muitas são as questões que se levantam a quem começa a usar prótese dentária. Como será agora a mastigação? Irá a fala ser afetada? Poderá a prótese deslocar? E a habituação será um processo complicado? As respostas variam de indivíduo para indivíduo, mas é comum sentirem-se dificuldades nos primeiros tempos. A boa notícia é que a solução poderá estar em algo tão simples como o uso de um fixativo.

 A hora da refeição

O uso de prótese dentária pode complicar um pouco um ato tão natural como comer. Há que optar por alimentos moles e em pequenos pedaços no início e ir-se adaptando aos poucos à sua dieta habitual. O fixativo tem aqui um papel importante, já que ao ajudar a selar a entrada dos alimentos, previne que fiquem presos entre a prótese e as gengivas, impedindo assim as consequentes dor e irritação. A mastigação pode ainda causar desconforto ou deslocação da prótese, sobretudo na fase inicial ou ao comer alimentos duros ou elásticos, como o caso dos frutos secos. O fixativo irá ajudar a manter a prótese no sítio certo.

À conversa

Expressar certos sons ou palavras pode não ser tão simples como habitualmente quando se começa a usar prótese dentária. É fundamental que faça alguns exercícios para se habituar e evitar que uma conversa agradável se transforme em algo desconfortável e embaraçoso. O fixativo poderá ser uma ajuda para que se sinta mais confiante e tranquilo e deixe de se preocupar com o movimento da prótese enquanto fala ou ri.

Porque se desloca a prótese

É natural a prótese deslocar-se, sobretudo de início. Isto deve-se ao facto de a perda ou extração dos dentes causar retração dos maxilares. A prótese fica assim com uma superfície menor de apoio, o que a pode fazer mover ou escorregar durante as refeições ou a fala. O fixativo poderá ajudar, mas não deve ser visto como um substituto de uma prótese bem ajustada. Caso a situação se mantenha, não hesite em procurar aconselhamento junto ao médico dentista.

Um fixativo que vai mais além

Existem inúmeras ofertas de fixativos no mercado, mas se procura conforto extra*, Corega Efeito Almofada é uma solução. Corega Efeito Almofada permite uma fixação durante todo o dia e graças à tecnologia ADAPTAGRIP, ajuda a proteger as suas gengivas da pressão, fricção e irritação causadas pela prótese dentária. O carbómero presente na sua composição incha rapidamente dentro da boca, podendo expandir até 1.000 vezes o seu volume original para criar uma camada elástica de amortecimento, o que resulta numa sensação de textura suave na boca.

Quem disse que não podia sorrir só porque usa prótese dentária? Corega Efeito Almofada ajuda-o a recuperar a confiança e a viver a vida como merece: ao máximo!

*vs sem adesivo. Em nome da GSK, em 2018 (18 de out. a 3 de nov.) a Ipsos entrevistou em Espanha, presencialmente, 162 utilizadores de prótese que não tivessem comprado um fixativo para a prótese dentária no último ano, nem rejeitem a compra de fixativos para próteses dentárias. Produto utilizado durante 14 dias. Os dados da pesquisa foram ponderados para corresponder ao perfil do público-alvo.

Dispositivo Médico. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Manter fora do alcance e da vista das crianças. Algumas pessoas poderão ser sensíveis ou alérgicas ao creme fixativo. Se ocorrer alguma reacção alérgica pare de usar imediatamente.

 CHPT/CHPLD/0001/20 – 01/2020

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.