A boca, a língua e os músculos faciais necessitam de se adaptar ao uso da prótese dentária. Assim, não estranhe se sentir desconforto nos primeiros dias, sobretudo ao comer e ao falar. Adote, sim, algumas rotinas que ajudarão a recuperar a confiança.

Praticar a fala

Usar prótese dentária não deve ser um obstáculo às suas conversas, mas no início pode dificultar a fala e afetar a pronúncia. Não desespere, vá repetindo e alongando as palavras e frases que mais utiliza. As letras “s” e “f” são as que podem causar mais problemas, por isso use e abuse de palavras de que façam parte.

Assim que a pronúncia deixar de ser um obstáculo, há que ganhar ainda mais confiança e habituar-se ao som da sua voz com a prótese. Experimente ler em voz alta para si mesmo, em frente ao espelho, como se estivesse a ensaiar um discurso. Não hesite em pedir ajuda aos familiares e amigos e converse com eles. Nada como ter alguém a escutá-lo e a identificar as palavras em que sente mais dificuldade e que devem, por isso, ser mais praticadas.

O que e como comer

Prefira alimentos líquidos, sopas e sobremesas macias logo após a colocação da prótese. E assim que se sentir mais confiante, inclua os ovos, o queijo, os vegetais cozidos e os gelados no menu. E, sobretudo, não tenha pressa. O processo pode demorar algum tempo e é importante optar por alimentos que não exijam muita pressão ao mastigar de modo a sentir-se confortável às refeições.

O próprio ato de comer também exige alguns cuidados agora que começou a usar prótese dentária. Tente não morder com os dentes da frente, tal pode fazer com que esta se desloque. Mastigue uniformemente de ambos os lados, estará a ajudar as gengivas a habituarem-se à pressão.

Mesmo com estes hábitos, é possível que ainda sinta desconforto nos primeiros tempos e que alguns pedaços de alimentos se alojem sob a prótese. O uso do fixativo vai ser um aliado para se livrar destes problemas. Corega Efeito Almofada proporciona-lhe conforto extra* para as suas gengivas, ajudando a protegê-las da pressão, fricção e irritação provocadas pela prótese dentária. Com um aplicador de precisão, começa a atuar formando uma camada de gel que ajuda a amortecer as gengivas do impacto provocado pela mordida e mastigação.

Graças à tecnologia ADAPTAGRIP, Corega Efeito Almofada oferece uma fixação forte, que o ajudará a comer, falar e sorrir, como antes, durante todo o dia.

*vs sem adesivo. Em nome da GSK, em 2018 (18 de out. a 3 de nov.) a Ipsos entrevistou em Espanha, presencialmente, 162 utilizadores de prótese que não tivessem comprado um fixativo para a prótese dentária no último ano, nem rejeitem a compra de fixativos para próteses dentárias. Produto utilizado durante 14 dias. Os dados da pesquisa foram ponderados para corresponder ao perfil do público-alvo.

Dispositivo Médico. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Manter fora do alcance e da vista das crianças. Algumas pessoas poderão ser sensíveis ou alérgicas ao creme fixativo. Se ocorrer alguma reacção alérgica pare de usar imediatamente.

CHPT/CHPLD/0066/19 - 11/19

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.