Sabia que as dores de dentes são mais comuns durante o tempo frio? Tal deve-se ao choque entre a temperatura corporal e a ambiente, afetando sobretudo pessoas com dentes mais sensíveis a estímulos devido, por exemplo, à exposição da dentina que causa a dor da sensibilidade dentária.

Outro dos fatores que fomenta a dor é a sinusite, que se manifesta com mais frequência e intensidade durante o inverno. Esta inflamação atinge o seio maxilar, onde se encontram as raízes dos dentes molares e pré-molares que ao serem afetadas dão origem a um incómodo semelhante à tradicional dor de dentes.

É ainda nos meses mais frios que se ingerem bebidas mais quentes como o chá, o café e se dá preferência ao vinho, que para além de amarelecerem os dentes aumentam a probabilidade do surgimento da sensibilidade dentária.

Para evitar o desconforto da dor de dentes durante os meses mais frios há que manter uma higiene oral cuidada, o que inclui desde logo a visita regular ao dentista.

Na lista de hábitos devem ainda constar uma escovagem correta após as refeições, o uso de dentífricos específicos para a sensibilidade e do fio dentário. O elixir não poderá ser esquecido bem como a troca da escova de três em três meses.