De volta à dieta saudável

A descontração do período de férias pode levar a que se deixem para trás alguns bons hábitos. E a alimentação equilibrada pode ser um deles. O excesso no consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, sobremesas e outros alimentos inimigos dos dentes pode fazer parte de alguns dos erros cometidos durante o descanso anual. Chegado o outono, é tempo de os esquecer e retomar uma dieta saudável. Sabia que o risco de cárie dentária aumenta se consumir açúcar mais do que quatro vezes por dia ou quando o seu consumo é superior a 12 colheres de chá? Tenha, pois, atenção ao teor de açúcar nos refrigerantes, nos alimentos processados e até nos sumos de fruta, compotas e mel.

Outro dos inimigos da saúde oral é o álcool, e é bem possível que se tenha esquecido disso durante as férias. Quando consumido em excesso, pode provocar cáries dentárias devido à acidez e alto teor de açúcar e até pode aumentar o risco de cancro oral. O tabaco encerra a lista de substâncias a cortar dos seus hábitos da nova estação, já que é potenciador de doenças das gengivas e do cancro oral, provocando ainda manchas nos dentes, mau hálito, perda prematura dos dentes, bem como perda de paladar e olfato.

A visita ao médico dentista

O regresso das férias é também uma excelente altura para marcar aquela consulta no médico dentista tantas vezes adiada. A ausência de dores de dentes e de outras queixas não serve de desculpa. Um check-up, pelo menos uma vez por ano, é fundamental para ajudar prevenir antes de remediar. Infelizmente, esta não é uma opinião generalizada entre os portugueses. De acordo com o mais recente Barómetro da Saúde Oral, realizado em 2018, mais de 30% da população nacional nunca vai ao médico dentista ou vai apenas em caso de urgência. O estudo elaborado pela consultora independente QSP para a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) avança ainda que 37,4% dos portugueses nunca marcam consulta para check-up. Não quer fazer parte destas estatísticas, pois não?

A importância da saúde gengival

Escovar os dentes é, porventura, uma rotina que manteve durante as férias. Mas talvez o tenha feito com menos cuidado do que o habitual para as aproveitar ao máximo. Independentemente da altura do ano, a escovagem deve ser feita pelo menos duas vezes por dia, uma delas antes de deitar. Use uma escova de cerdas suaves para não danificar as gengivas e adote este lembrete: “Nova estação, nova escova na mão, no outono, no inverno, na primavera e no verão.” Trocando por miúdos, troque de escova a cada três meses. Não se esqueça ainda que o fio dentário é o melhor amigo da escova.

É vital também pensar muito bem antes de escolher o dentífrico. Muitas pessoas preocupam-se apenas com os dentes e descuram as gengivas. Nada mais errado pois sabemos que 1 em cada 2 pessoas a nível global sofre de doença gengival.  Opte por Parodontax, uma pasta de dentes 4x mais eficaz do que um dentífrico regular na redução da placa bacteriana, a maior causa do sangramento gengival. Parodontax tem na sua composição flúor para fortalecer os dentes, bicarbonato de sódio para ajudar a remover a placa bacteriana e, ainda, uma mistura de extratos de ervas que lhe concedem o seu sabor único e ajudam a manter a sua boca limpa. E para uma higiene oral ainda mais eficaz, experimente o Elixir diário Parodontax assim como a Escova Suave Parodontax.

É só o final das férias, não o fim do mundo. Respire fundo, recorde os melhores momentos e foque nestas rotinas. A sua saúde oral agradece.

Parodontax é um Dispositivo Médico. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização. Não recomendado para crianças < 12 anos. Se ocorrer irritação pare de usar. Consulte o dentista no caso de adultos com sintomas persistentes ou crianças com sangramento gengival.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.