Junte as palavras gregas thalassa (mar) e theraphia (tratamento) e o resultado será talassoterapia, a utilização combinada de água do mar, ar marinho e substâncias extraídas do mar, entre as quais areia, lamas e algas.

Apesar de os primeiros centros desta terapia terem surgido apenas em 1820, na Bretanha, o conhecimento dos benefícios do mar vem de muito antes. Sabia que era um dos tratamentos usados por Gregos e Romanos e que, em 180 a.C Eurípedes escrevia que a água do mar curava as doenças dos homens?

Com uma composição fisiológica semelhantes ao plasma humano, a água do mar contém a maioria dos oligoelementos conhecidos. Da lista fazem parte, entre muitos outros, o iodo, o lítio, o zinco, o magnésio e o cálcio.

Os benefícios da água do mar

Disponível em muitos spas, e até atração turística em algumas regiões do país, como o Algarve e a ilha de Porto Santo, a talassoterapia é uma excelente solução para o alívio do stress e fadiga. Mas os seus benefícios não se ficam por aqui.

A água do mar é ainda conhecida na talassoterapia como analgésica na dor crónica ou aguda, que ataca a coluna vertebral e extremidades. Outro dos seus benefícios é a ativação da circulação. Ao ajudar o sangue a fluir pelas artérias e veias, evita por exemplo a sensação de pernas pesadas. Mas se a pele a sua maior preocupação, saiba que a água do mar é excelente para a limpar e desintoxicar, sendo usada no tratamento da psoríase.

Água do mar para respirar melhor

O aparelho respiratório também tem muito a ganhar com a talassoterapia. Esta é recomendada especialmente a doentes asmáticos e com faringite, dado que a humidade mantém a hidratação dos brônquios.

Numa altura do ano em que o nariz tende a entupir, nada como recorrer à água do mar. Rhinomer Spray Nasal é uma solução 100% natural composta por água do mar não diluída, que conserva todos os seus oligoelementos sem deixar de ser compatível com a mucosa nasal. Rhinomer Spray Nasal está disponível em 4 intensidades de lavagem nasal, ajudando a descongestionar as fossas nasais, tornando o muco mais fluído e favorecendo a sua eliminação, para que as vias respiratórias fiquem livres para respirar.

Rhinomer – 100% água do mar isotónica e estéril. Indicado na higiene diária das fossas nasais; na limpeza nasal e ajuda natural em caso de congestão nasal (por exemplo, nas congestões nasais provocadas por constipações, alergias nasais, exposição ao pó e no pré e pós operatório de cirurgia nasal) e na humidificação da mucosa nasal ressequida (resultante, por exemplo, pela permanência em ambientes muito secos). Dispositivo médico. Leia cuidadosamente a rotulagem e as instruções de utilização e em caso de dúvidas fale com o seu farmacêutico.

CHPT/CHRHINO/0021/19 – 11/19

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.