O design do berço, a cor das paredes e os brinquedos podem ser uma preocupação no que respeita ao quarto do bebé. Mas há outros fatores relevantes, que interferem na saúde no mais novo membro da família, sobretudo ao nível do sistema respiratório.

Pavimento

Certifique-se de que o chão está nivelado e seguro antes da chegada do bebé. O vinil é uma opção, mas tenha em conta que apesar de higiénico pode revelar-se desconfortável. A madeira poderá ser uma boa escolha. Evite tapetes e alcatifas que, embora agradáveis, tendem a acumular pó. No caso de existirem aspire-os e limpe-os com frequência.

Peluches

É quase impossível resistir aos bonecos de peluche, mas estes estão longe de ser a companhia ideal para o bebé. Nos primeiros meses de vida, as crianças estão muito sujeitas a alergias causadas por ácaros e poeiras, alérgenos que se acumulam nos peluches. Se não conseguir resistir, lave-os frequentemente com água e sabão.

Roupas de cama

A roupa da cama do bebé deve ser trocada todas as semanas, o que inclui o lençol e protetores de berço. Quando retirar as capas aproveite para aspirar almofadas e colchão. Opte por detergentes neutros e suaves, produtos com perfume podem provocar alergias.

Limpeza

Um quarto limpo não tem de necessariamente cheirar a um campo de flores. Evite limpar esta divisão com produtos demasiado perfumados; escolha os neutros. Por vezes um pano humedecido em água será o suficiente para manter o quarto do bebé limpo e protegê-lo de reações alérgicas.

Ar condicionado

Apesar de seguro, o ar condicionado requer alguns cuidados para que o ressecamento do ar não prejudique a saúde da criança, agravando, por exemplo, asma e sinusite. A temperatura ideal deverá estar entre 22ºC e 26ºC e nunca ser muito baixa em caso de alergia respiratória. Nos dias mais secos humidifique o ar, sobretudo se o aparelho estiver ligado. Use um humidificador, uma bacia com água ou uma toalha molhada.

Limpe o filtro do ar condicionado uma vez por ano ou de acordo com as recomendações do fabricante. O aparelho não deve estar diretamente virado para a cama, instale-o na cabeceira do berço ou na parede paralela a este. Desligue-o uma vez por dia e abra janelas e portas para renovar o ar. Faça-o, de preferência, logo de manhã, quando a concentração de pólenes é mais baixa.