Nem só de verão vivem as férias. Quer seja uma escapadela a aproveitar os feriados de dezembro ou por mais dias, o inverno é uma época a ter em conta para trocar o trabalho por um merecido descanso.

Se faz parte do clube dos que preferem a neve à praia, fique a saber o que deve juntar aos agasalhos para se proteger dos efeitos nocivos do frio e ter umas férias plenas de saúde e bem-estar.

  • Termómetro – gripes, constipações e reações alérgicas são comuns nesta altura do ano e geralmente acompanhadas de febre. Nada como se prevenir.
  • Anti-histamínico – as alergias ressurgem no outono e mantêm-se nos meses mais frios. Se sofre de alguma, não deixe a sua saúde ao acaso e prepare-se para uma possível crise.
  • Descongestionante nasal – não vai querer que o nariz entupido lhe estrague as férias na estância de esqui ou na calmaria do campo. E isso pode bem acontecer graças às infeções virais que atacam mais nesta altura do ano. Jogue pelo seguro e leve este medicamento na bagagem.
  • Antipirético – já que leva o termómetro, não se esqueça da medicação para a febre. Mudanças de clima, ambiente, gripes e constipações podem obrigar à sua toma.
  • Antigripal – a gripe não é uma doença grave, mas é o bastante para lhe transformar os dias de sonho num pesadelo. Junte, por via das dúvidas, o antigripal, ao kit farmácia.
  • Analgésicos para dor de cabeça – o frio pode causar dores, e as de cabeça fazem parte da lista. E escusado será dizer que são um dos sintomas das infeções virais típicas da época. Previna-se.
  • Pastilhas para a garganta – baixas temperaturas afetam as vias respiratórias. Não passe as férias às voltas com tosse e garganta irritada. Junte as pastilhas à bagagem.
  • Anti-inflamatório – um gel anti-inflamatório não deve faltar ao kit farmácia. Lembre-se que o frio favorece as inflamações e as dores articulares, ósseas e musculares.
  • Hidratante e protetor solar – o frio é um grande inimigo da pele. Leve consigo um hidratante e muna-se de protetor solar. Sabia que o efeito refletor da neve aumenta até quatro vezes a radiação ultravioleta à qual a pele é exposta?

Não se esqueça ainda de medicação que possa tomar regularmente nem das respetivas receitas. Como imprevistos acontecem, leve um excesso para o caso de ter de permanecer mais tempo do que o planeado no destino de férias. Tenha ainda atenção ao acondicionamento dos medicamentos, conservando-os sempre num local fresco e seco.