Rhinomer Baby

A chegada do frio implica cuidados redobrados com as crianças, sobretudo com menos de um ano. Eis o que fazer para manter o seu bebé bem quentinho e livre de complicações típicas do inverno.
Limpeza nasal
As infeções respiratórias e as crises alérgicas comuns nesta altura do ano previnem-se, mantendo o nariz do bebé limpo e desobstruído. Recorra a uma solução à base de água do mar, que ajuda a hidratar e a eliminar partículas de pó e outros contaminantes que se encontrem dentro do nariz. Os oligoelementos marinhos deste produto contribuem, ao contrário do soro fisiológico, para a integridade da mucosa nasal e garantem a sua função de defesa. Faça a limpeza diariamente, de preferência antes da amamentação, para que o bebé se alimente com facilidade.
Banho
Não exagere na duração do banho do bebé; cinco minutos são o suficiente. A temperatura da água deve rondar os 37º C e ser verificada sempre antes do banho. Prepare tudo o que precisa enquanto aquece o ambiente e só depois coloque o bebé no local. Mantenha portas e janelas fechadas para evitar correntes de ar.
Passeios ao ar livre
Evite sair de casa com o bebé nas horas mais frias; prefira o período entre as 10 e as 17 horas. Esqueça lugares fechados, com muita gente e pouca ventilação, como centros comerciais, pois são grandes focos de gripe e outras doenças respiratórias. Mantenha o bebé bem agasalhado, verificando a temperatura da nuca, pescoço ou tronco, uma vez que os mãos e pés estão geralmente frios.
Vestido para o frio
Esqueça uma peça demasiado quente. Prefira várias mais frescas, que poderá retirar ou acrescentar consoante a temperatura. Comece com o body e uns collants, uma camisola, um par de calças, macacão ou casaco. Opte por peças interiores de algodão, que deixam a pele respirar e são hipoalergénicas. Os bebés perdem muito calor pelas extremidades, logo é importante proteger a cabeça, mãos e pés.
Alimentação e água
O leite materno é o alimento ideal para o bebé até pelo menos aos seis meses. Fonte de todos os nutrientes necessários a um crescimento saudável, ajuda ainda a fortalecer o sistema imunitário e a combater infeções. Se o bebé estiver a ser amamentado não necessitará de água. Esta deverá ser introduzida aquando da diversificação alimentar e dada entre as refeições. Caso não esteja a amamentar, mantenha a alimentação recomendada pelo pediatra e aconselhe-se com este sobre possíveis suplementos.
Sono descansado
Se der banho à noite, vista o bebé por camadas: fralda, body, collants ou meias e pijama. Os sacos para dormir são uma excelente opção, já que mantêm a criança quente e não atrapalham os movimentos. Mesmo nos dias mais frios, nunca use almofada ou tape a cabeça do bebé para evitar o risco de sufocamento. Deite-o de barriga para cima, com os pés junto ao fundo do berço e tape-o até ao nível do tronco de modo a manter a cabeça livre quando se movimenta.