Constipações, gripes e alergias fazem com que assoemos o nariz mais do que é costume. Se a isto juntarmos as agressões do frio e do tempo seco o resultado poderá ser irritação cutânea tanta interna como externa e queimaduras.

Os tecidos nasais são muito delicados e todo o cuidado é pouco para não os agredirmos. Eis o que deve fazer e o que riscar da lista de hábitos para manter a pele do nariz saudável.

  • Passe um creme calmante no exterior das narinas com a ajuda de um cotonete. Um hidratante poderá resultar, mas o ideal será a vaselina. Estará a aliviar a secura e a criar uma barreira protetora contra a irritação.
  • Use lenços de papel delicados, de preferência com hidratante, que não assem o nariz.
  • Se o nariz estiver já muito seco e chegar mesmo a sangrar, um pano húmido poderá ser a solução. Encharque o pano em água morna e pressione-o suavemente contra as narinas, colocando a cabeça para trás e respirando pela boca. Mantenha-o até ficar à temperatura ambiente e massaje de seguida as narinas com vaselina. Tenha o cuidado de lavar imediatamente o pano para se livrar de possíveis microrganismos.
  • Assoar o nariz pode parecer algo simples, mas requer técnica. Faço-o com suavidade e numa narina de cada vez, alternando até a limpeza estar completa.
  • Use sempre um descongestionante antes de se assoar para tornar o muco menos espesso e facilitar a sua libertação.
  • E que tal assoar-se menos? Pode ser difícil resistir, mas faça um esforço. O ato de se assoar mesmo com todos os cuidados acabará sempre por irritar nem que seja um pouco o nariz.
  • Trate a causa, consultando um especialista que lhe receitará o tratamento adequado à sua condição nasal, quer seja gripe, constipação ou alergia. Os sprays nasais são os medicamentos mais comuns.