Há quem lhes chame frutos do bosque e são também conhecidos como frutos silvestres ou vermelhos. Mas não se deixe enganar pela última designação, porque alguns são roxos, pigmentação que vem da antocianina associada à vitamina B1 que transforma os nutrientes em energia. Excelente fonte de antioxidantes, protegem o coração, são amigos da pele e ainda dos nervos, rins e aparelho digestivo.

Já os frutos (mesmo) vermelhos têm essa cor graças ao licopeno, fitoquímico associado à vitamina C. Para além disso, são fonte de betacaroteno, elemento útil à saúde de olhos e pele.

Fique com algumas boas razões para juntar os frutos silvestres à lista de compras na próxima ida ao supermercado.

  • Os frutos do bosque aliviam a congestão e as infeções das vias respiratórias, ajudando em caso de dor e irritação da garganta. Um bom motivo para apostar, por exemplo, nas amoras, groselhas e arandos. O consumo de frutos vermelhos pode também ajudar a passar o inverno sem gripe. Isto porque o ácido fólico e a vitamina C neles contidos, aliados a propriedades antioxidantes, aumentam a proteção contra as infeções.
  • Deixe o botox para mais tarde e ofereça frutos vermelhos à sua pele. Ricos em antioxidantes, neutralizam a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento através da melhoria da circulação sanguínea e do combate aos efeitos nocivos do sol. Os morangos são uma ótima opção.
  • Se uma dieta de emagrecimento faz parte dos seus planos, está na hora de acrescentar os frutos vermelhos à ementa. A frutose, açúcar natural dos frutos, prolonga a sensação de saciedade e evita os petiscos. Sabia que 300 gramas de frutos vermelhos equivalem a um terço de uma banana no que toca a calorias?
  • A quercitina presente nos frutos vermelhos alivia os sintomas das alergias. Por isso, agora que chegou o frio, nada como uma salada com morangos e framboesas para combatê-los.
  • Diga adeus ao stress e à ansiedade com a ajuda da vitamina C presente nos frutos silvestres. Este nutriente restabelece as reservas de adrenalina, o que minimiza os efeitos destes males atuais. Sabia que cinco morangos têm a mesma quantidade de vitamina C do que uma laranja?
  • Os frutos vermelhos dão mais saúde ao seu coração. E a culpa é do ácido fólico e dos antioxidantes que protegem as artérias do mau colesterol. Para além disso, a vitamina C e as antocianidinas evitam a formação deste, reduzindo o risco de enfarte e de AVC.

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