Chegaram as férias e aquele merecido descanso na companhia de família e amigos. É tempo de desfrutar da praia, do sossego do campo ou da diversão dos festivais de música e das festas nos rooftops.

Os dias mais longos convidam a desfrutar da praia ou da piscina, mas a descontração deve rimar com prevenção. Já todos ouvimos falar dos cuidados a ter nesta altura do ano, só que nem sempre a teoria é passada à prática.

Agressões na pele

O sol, a areia e o cloro podem agredir a pele e até causar desidratação, que se refletem em desconforto, prurido e ardor. Quem nunca adormeceu na praia e acordou com queimaduras na pele, mais conhecidas como escaldões?

A prevenção é o primeiro passo e inclui o uso de protetor solar, o evitar a exposição ao sol nas horas de maior calor, o recurso a roupas leves e a chapéu que proteja o rosto. Isto sem esquecer os cuidados ao chegar a casa, como a esfoliação e a hidratação da pele.

Mas nem sempre vamos a tempo de prevenir, e só resta o remédio. Quando tal acontece, há que tomar medidas para minimizar os danos. Um banho de água fria ou a aplicação de compressas de água fria nas zonas afetadas é a primeira. É também importante aumentar a ingestão de líquidos, como água ou sumos de frutas sem adição de açúcar. E ainda aplicar um gel anti-histamínico, que alivie o prurido e a irritação.

A ameaça dos insetos

E se o sol é um dos principais agressores é tempo de verão, as picadas de insetos não lhes ficam atrás. Moscas e mosquitos podem provocar reações geralmente locais e quase sempre pouco graves, como prurido, vermelhidão e inchaço. Mas abelhas e vespas são mais perigosas, sendo mesmo passíveis de causar reações alérgicas, em alguns casos fatais.

O que fazer para prevenir e remediar esta situação? Em primeiro lugar, afaste-se dos enxames e caso encontre um em casa, não hesite em contactar uma empresa especializada para o destruir. Evite movimentos bruscos em espaços pequenos, uma vez que por exemplo as abelhas ferram quando ameaçadas. Se for picado, retire o ferrão com uma pinça, lave a ferida com água e sabão e aplique gelo para reduzir o inchaço. Por último, recorra a um creme ou gel anti-histamínico para aliviar a irritação e o prurido.

Farmácia de verão

Com a chegada do tempo quente, é altura de rever a sua farmácia doméstica ou incluir uma na bagagem de férias. Um kit de primeiros socorros e medicamentos para o desconforto gástrico e enjoos são fundamentais, mas há também que pensar na pele. Não se esqueça do protetor solar e de uma loção para depois do sol, bem como de um repelente de insetos.

Inclua ainda na sua mini-farmácia Fenistil Gel. Indicado para toda a família, é a solução para picadas de insetos, queimaduras de primeiro grau (incluindo as solares) e ainda para o tratamento sintomático localizado de eczema e dermatite com diagnóstico médico prévio. Graças ao seu princípio ativo, Fenistil Gel bloqueia a ação da histamina, substância libertada pelo organismo durante as reações alérgicas, aliviando o prurido e as irritações.

Na praia, no campo ou na cidade, desfrute das suas férias ao máximo, sem dar descanso à saúde. A sua pele merece.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.