É natural que queira fazer logo boa figura e deixar os amigos de boca aberta com os seus tempos. Ou que espere alcançar uma forma física invejável de um dia para o outro. Mas a pressa é inimiga da perfeição e no que toca à prática da corrida pode ser a causa de lesões e outros problemas de saúde.

Eis alguns erros que os praticantes novatos cometem, e que deverá evitar a todo o custo.

Começar a correr sem consultar o médico
Sabe mesmo como anda a sua saúde? Há quanto tempo não vai ao médico fazer um check-up? Esta é uma rotina a ter em conta mesmo por quem nem sonha em correr e torna-se ainda mais importante antes de iniciar uma atividade física, uma vez que irá sujeitar o corpo a um esforço adicional.

Comprar calçado desportivo errado
Uns ténis fluorescentes podem não ser os mais adequados para a corrida. Tenha em conta o tipo de treino e o piso onde vai correr, bem como o tamanho do calçado. Ténis pequenos podem causar hematomas internos nas unhas e contusões nos dedos. Demore-se na escolha, colocando-se de pé, agachando várias vezes e deixando cerca de 1 cm entre o dedo mais comprido e a extremidade do sapato. Em caso de duvide, consulte o lojista.

Não beber água
A hidratação é fundamental para compensar o gasto de energia e obter o melhor rendimento possível dos músculos e articulações. Não deixe a água para quando chegar a casa. Leve uma garrafa consigo e beba antes, durante e depois da corrida.

Usar mais roupa para transpirar
Se pensa usar uma camisola extra para transpirar mais durante o treino, tire daí a ideia. Só conseguirá provocar desidratação severa e colocar em risco a saúde dos seus músculos. Escolha antes roupa adequada à corrida e às condições climatéricas.

corrida: os erros dos principiantes - corpo

Ignorar os próprios limites
É importante saber até onde ir não só para obter um melhor rendimento, mas também para evitar lesões. Mantenha-se alerta para os sinais transmitidos pelo seu corpo. Desconforto, cansaço e cãibras são comuns no início, mas não são motivos para deixar a corrida de lado. Em vez disso, reduza ou modere a intensidade. Se sentir outras dores, localizadas e persistentes, não hesite em consultar o médico.

Postura e pisada incorretas
A maioria dos corredores novatos inclina o corpo para a frente, tanto por desconhecer a técnica como pela falta de força nos abdominais. Esta postura poderá, caso não corrigida, levar a lesões lombares, musculares e articulares. Ganhe consciência do seu corpo, fortaleça os abdominais e fortaleça a região lombar. Outro erro habitual é pisar com a ponta do pé. A pisada correta faz-se com a zona do pé entre o calcanhar e as falanges.

Esquecer o alongamento
Tensão corporal, dores musculares, lesões e contraturas são apenas algumas das consequências de saltar a fase do alongamento durante o treino. Selecione seis a oito exercícios que trabalhem as diversas cadeias musculares. Estes minutos farão toda a diferença.