Carnaval é, de forma geral, sinónimo de excessos. O sono dá lugar a noitadas. A dieta saudável é trocada por petiscos. E nada melhor do que um copinho ou outro para acompanhar a folia.

Eis o que deve fazer durante estes dias mais intensos para se divertir em grande sem colocar a saúde em risco.

Cuidado com a coluna

Homens vestidos de mulher são típicos do Carnaval. E os sapatos de salto o acessório indispensável para compor o boneco. Se vai usar esta máscara, pense no que as mulheres sofrem para ganhar uns centímetros e ficarem mais elegantes. Use os sapatos, mas descalce-os sempre que possível para aliviar o esforço feito sobre a coluna. Escolha um disfarce sem acessórios muito pesados que podem também causar lesões. Se o desfile ou o baile implicar isso mesmo, retire a máscara mal estes terminem.

Não abuse das bebidas energéticas

É natural que queira aproveitar o Carnaval ao máximo, com toda a energia e mais alguma. Mas tenha cuidado com o que ingere para o conseguir. As bebidas energéticas são uma escolha comum, mas totalmente desaconselhada. O seu teor em cafeína faz com que, quando consumidas em excesso, atrapalhem o sono, causem gastrite e até arritmia cardíaca.

Atenção ao álcool

A folia é geralmente acompanhada por excessos no que toca a bebidas alcoólicas. Este ano tente contrariar a tradição. Estas são diuréticas, podendo provocar desidratação. Modere o consumo e intercale um copo de bebida com um de água, para atenuar os efeitos da ressaca. Não beba sem comer nem que seja algo leve, de modo a manter a glicose estável.

Alimente-se

Não coma em excesso antes das festas. Evite alimentos ricos em gorduras, que dificultam a digestão. Faça antes uma refeição à base de hidratos de carbono para garantir a energia. Não fique mais de quatro horas sem se alimentar durante a folia. Consuma alimentos leves, que assegurem energia e hidratação como sumos naturais ou barras de cereais. Passado o Carnaval, aposte numa dieta desintoxicante para limpar e reequilibrar o organismo.

Beba água

Não deixe que o clima de festa se sobreponha à necessidade de hidratação. Vá bebendo água ao longo da folia, sobretudo se estiver a consumir álcool.

Descanse

Por muito estranho que possa parecer, é importante descansar durante o Carnaval, até para conseguir manter o ritmo durante todos estes dias de animação. Lembre-se que o corpo precisa de seis a oito horas diárias para se regenerar. Opte por acordar mais tarde do que é costume ou faça uma sesta.