Ir ao ginásio ou ficar em casa a preguiçar no sofá? É possível que a segunda opção lhe pareça mais agradável agora que o inverno se aproxima. Mas não se deixe abater pelos dias cinzentos. Existem boas razões para combater a inércia e pôr-se a mexer.

Calorias gastas

Durante o tempo frio, o corpo queima mais calorias para se manter quente e aumentar a sensação de calor. Estudos concluíram que a diferença é mesmo de cerca de 30 por cento. Se pensa em perder os quilinhos ganhos no verão, nada como apostar em força na corrida ou na ida regular ao ginásio.

Excessos alimentares

O apetite é maior durante o tempo frio e a culpa é do metabolismo que acelera até cinco vezes de modo a manter a temperatura ideal do corpo. E os dias cinzentos pedem muitas vezes comida de conforto, que acaba por ser inimiga da dieta. Se não resiste a uma guloseima ou a um prato mais rico em gordura, o exercício físico será o ideal para compensar.

Bem-estar

O frio, o céu nublado e a chuva afetam o humor da maioria dos indivíduos. Ao exercitar-se estará a aumentar a concentração de endorfina, substância que libertada entre 24 e 48 horas após a prática, ajuda ao bem-estar geral e diminui a tendência para a depressão.

Dores nas articulações

Quando a temperatura baixa, as dores no corpo são mais comuns. Se não quer sofrer deste mal, salte no sofá e vá pelo menos fazer uma caminhada. A atividade física, ao fortalecer os músculos, é dos melhores remédios para a diminuição da dor articular.

Sistema imunitário e coração

Gripes e constipações fazem parte das agruras do tempo frio, mas serão menos prováveis se praticar uma atividade física, pois estará a contribuir para o aumento da imunidade do organismo. Sabia que durante o inverno o coração precisa também de atenção extra porque trabalha mais para distribuir o sangue pelo corpo? Exercício regular vai fortelecer o seu corpo e aumentar a resistência para futuros treinos.

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