Chegadas as férias de verão, muitos são os pais com dúvidas quanto à saúde e bem-estar dos seus bebés, sobretudo tratando-se da primeira vez que os mais pequenos viajam.

Se é o seu caso, não vale a pena desesperar. Deixamos-lhe uma lista de farmácia de férias para acrescentar à bagagem dos mais pequenos:

  • Spray nasal à base de água do mar e aspirador – As mudanças de temperaturas típicas das viagens e dos locais de veraneio fomentam a congestão nasal. Não se esqueça destes dois auxiliares de peso para desentupir o nariz do bebé e evitar complicações respiratórias.
  • Antitérmicos e analgésicos – Consulte o pediatra e faça-se acompanhar, se for esse o conselho, destes dois medicamentos para que a febre e dores do bebé não estraguem as férias.
  • Antisséticos, pensos rápidos, gaze e tesoura – O bebé vai estar num ambiente desconhecido e os acidentes, por mais cuidado que tenha, acontecem. Prepare-se para a eventualidade de pequenas feridas ou escoriações.
  • Repelente e pomada contra picadas de insetos – Abelhas, mosquitos e outros insetos podem abundar no destino de férias. Tenha, pois, em conta uma possível picada. Mas atenção que cremes com cânfora são desaconselhados antes dos dois anos. Consulte um profissional da saúde, que ajudará na escolha do produto mais indicado.
  • Antigases – A mudança de ambiente pode ter efeitos no funcionamento intestinal do bebé. Não se esqueça do medicamento para os gases em casa.
  • Pomada para assaduras, creme hidratante e toalhitas humedecidas – Lembre-se que a sensibilidade da pele do bebé não tira férias. Mantenha a rotina do resto do ano no período de descanso.
  • Outros medicamentos – Inclua na farmácia de férias medicação que o bebé possa estar a fazer. Consulte o pediatra antes da viagem e muna-se de doses extra e receituário para o caso de ter de prolongar a estadia.