Estima-se que surjam por ano em Portugal mil novos casos de melanoma. E sabia que o risco de sofrer deste grave cancro cutâneo duplica a cada queimadura solar? Não arrisque e saiba como preparar a sua pele para o verão que se aproxima.

Alimentação

Alguns nutrientes são essenciais à saúde da pele. É o caso do betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A. Este contribui para reduzir a desidratação da pele, conserva a sua elasticidade e ainda é um aliado contra o envelhecimento. As cenouras são um dos alimentos onde o pode encontrar.

Tenha também em conta os antioxidantes, presentes nas bagas, legumes de folha verde, pimentos e cenoura. Estes amigos da sua pele ajudam a combater os malefícios dos radicais livres provocados pelos raios UV.

Não esqueça o ómega-3. Este ácido gordo essencial tem um importante papel na hidratação da pele, diminuindo os efeitos dos raios UV, retardando o envelhecimento e prevenindo rugas. Encontra-o em peixes como sardinha, arenque, salmão e atum, e ainda nas nozes e sementes de linho.

Hidratação

Beba muitos líquidos, sobretudo água. Sumos naturais, chás frios ou água de coco são outras bebidas a acrescentar aos seus hábitos quotidianos, uma vez que devido ao equilíbrio eletrolítico natural, ajudam a manter o organismo hidratado. Evite os refrigerantes.

Esfoliação

Livre a sua pele das células mortas, esfoliando-a uma semana antes da exposição solar. Conseguirá assim um tom uniforme, que é a base de um bronzeado bonito e sem manchas.