As tão esperadas férias chegaram. Mas a única coisa que o separa daquele destino paradisíaco é uma longa viagem de avião?

É certo que as horas passadas a bordo podem causar transtornos devido à oscilação da pressão atmosférica, entre os quais dor de ouvidos e nas costas e tensão muscular. Mas não desespere. Siga alguns conselhos úteis para tornar a sua viagem mais confortável.

  • O lugar ideal. Lembre-se que irá muitas horas sentado, o que possivelmente afetará costas e músculos. Se pensa dormir, escolha um lugar junto da janela. Caso sofra de pernas cansadas ou for alto, prefira um que lhe permita esticar os membros inferiores.
  • A roupa indicada. Deixe as roupas muito justas para depois, a sua circulação vai agradecer-lhe depois de várias horas na mesma posição. Leve ainda um agasalho ou uma muda mais fresca para enfrentar possíveis alterações de temperatura.
  • Hidrate-se. A pressão no interior da cabina provoca desidratação. Beba, pois, muita água durante o voo e esqueça o álcool.
  • Almofada. Se não quer começar as férias com uma dor cervical, leve consigo uma almofada de viagem. Prefira as viscoelásticas, que proporcionam maior conforto. Não se esqueça ainda de tampões para os ouvidos.
  • Mexa-se. Muitas horas sem se mover e a pressão da cabina vão afetar a sua circulação sanguínea e possivelmente provocarão dor e inchaço nas pernas, que se manterão mesmo depois do voo. Para minimizar estes efeitos, faça pequenos exercícios no assento, com alguma regularidade e levante-se a cada duas horas de modo a esticar as pernas.