Passamos o ano inteiro a carregar pesos e a colocar a coluna em risco. E chegadas as férias, os erros repetem-se na hora de fazer e transportar as malas.

Os longos períodos de tempo passados na posição sentada no avião, no carro ou no autocarro a caminho das férias são dos principais responsáveis de fadiga muscular e dor na coluna lombar. Mas a estes juntam-se o uso incorreto das malas, tantas vezes mal arrumadas, sobrecarregadas e transportadas de forma errada.

Comece as férias da melhor maneira com algumas dicas a seguir na hora de arrumar e transportar as malas.

  • Planeie o que levar na viagem. Por vezes, levamos coisas que não necessitamos e nem chegamos a utilizar. O peso excessivo pode repercutir-se na saúde da sua coluna.
  • Coloque a mala numa superfície elevada durante a arrumação, de modo a evitar a curvatura do tronco para baixo e para a frente de forma repetida. Aplique ainda esta regra quando dobrar as peças.
  • Uma mala muito pesada pode ser um pesadelo para a coluna. Opte por duas pequenas ou médias. Sentirá a diferença ao retirá-las da passadeira do aeroporto ou na bagageira do carro.
  • Opte por trolleys, de modo a reduzir o esforço durante o transporte. No caso das malas de mão, prefira com alça que podem ser carregadas na vertical.
  • Contraia os músculos abdominais ao suspender a bagagem para evitar lesões nas costas.
  • Se não resiste a fazer compras durante as férias, evite andar com os sacos. Deixe-os nas lojas e vá buscá-los na hora de regressar ao alojamento.